Saudações Comandantes!!!
Como mencionado a pouco tempo, deixo aqui um breve relato sobre o meu Comando.
Já faz um tempo que me perguntam como eu faço? O que faço? Se eu uso muito Goldmark? Se eu uso fakes? Enfim, como eu tenho tantas Vitórias, 4% de Províncias Perdidas e K/D alto?
A resposta é dedicação no que gosto de fazer e determinação em Vencer.
Possuo apenas uma conta, não utilizo Goldmark (a exceção de Torneios quando o inimigo usa). Ultimamente combati em alguns mapas de Mundo em Chamas, que para mim é o melhor mapa. Decidi postar aqui algumas dicas do que faço.
Dicas estas não são para novatos, são para quem já tem alguma experiência. Ressalto que eu trabalho usando computador, tenho a possibilidade de estar online praticamente 24h. Mas de nada adianta estar online se Comandares de maneira errada, da mesma forma que de nada adianta usar Goldmark se tiveres pouca Infantaria. Não é sempre que eu jogo, apenas quando tenho tempo disponível. Mas quando tenho tempo, inicio o mapa focado na Vitória.
Para novatos, sugiro que pesquisem no Fôrum, existe um manual bem elaborado traduzido por alguns membros da HP, Pavilhão (Azor Ahai) e o Mestre Adler. Segue o Link:
Para mapas Mundo em Chamas
Costumo entrar no dia zero, para isso eu monitoro o mapa anterior para saber quando fica cheio, desta maneira fico sabendo que outro irá abrir. Tenho dois critérios usados por mim para a escolha do País: que tenha produção alta de Metal/Madeira e que tenha um País NPC, de maneira favorável, próximo para que eu possa atacar no dia um, sem que a minha Defesa seja comprometida com outros Países. Metal e Madeira são os recursos mais importantes, tendo estes em quantidades elevadas nem precisa de Província que produza Petróleo, quem não concorda poderá mudar de opinião quando eu comentar sobre Comércio mais adiante. Sobre o NPC a ser atacado de preferência no dia um é porque se consegue um aumento de moral no País quando se Conquista uma Província Capital, consequentemente a tua produção aumentará além do aumento da moral de tuas tropas. É claro que se tiver a Capital de um País ao lado de jogador com pouca proteção não perdoe, ataque a Capital em vez de NPC.
Inicio o mapa com a meta de Produzir quatro Fábricas, quando possível cinco, só produzo Fábricas quando sei que terei recursos suficientes para se chegar ao Nível quatro e com produção total, caso contrário produzo menos Fábricas, sendo assim inicio o mapa produzindo as Oficinas e os Blindados nas futuras Fábricas. Quartéis até Nível dois nas Províncias de Duplas, se for fronteira faço Forte. Nas Duplas, após os Quartéis, faço Porto e Ferrovia, de maneira que eu possa iniciar as Fábricas no dia oito, nem que seja com algumas horas de atraso. E por fim, deixo tudo encaminhado para que eu possa produzir dois Navios dia 17. O foco são os Navios, mas no início, mais importante que produzir uma Artilharia é produzir um Cruzador, este será importante nas Guerras contra NPCs com menos perda de Infantaria.
Diplomacia
Ao iniciar o mapa, não esqueça de dar Passagem para todos os NPCs para que também, com o tempo, receba Passagem deles. Não subestime ninguém, jamais confie em alguém, no meu caso só confio em outro HP, ou seja, não confie no teu novo Aliado de mapa só por ter Partilha. Perder por traição não é desculpa. Só retiro tropas da fronteira com o Aliado somente depois que ele retira as dele. Costumo enviar propostas de Comércio aos Países, além de uma real intenção de Comércio, outro motivo é para demonstrar simpatia, sempre tem quem solicite Passagem ou Partilha durantes estas mensagens.
Aqui vai uma dica importante, mesmo quando eu não tenho interesse em aceitar a Oferta de Partilha e/ou Passagem eu nunca rejeito, pelo contrário, imediatamente envio mais umas três mensagens com algum comentário qualquer ou faço mais Ofertas de Comércio com a intenção que a proposta oferecida de Partilha e/ou Passagem “suba” e fique no esquecimento. Isso porque nunca se sabe se será necessário aceitar tal proposta esquecida. Guerras acontecem, nestas horas eu aceito a proposta esquecida, já teve situação em que levei um ataque surpresa e planejado de um vizinho, não perguntei o motivo, mas deve ter sido um ataque preventivo dele achando que eu fosse atacá-lo, perdi algumas Províncias até que eu pudesse Contra-atacar, num determinado momento aceitei Partilha oferecida (e esquecida) e, horas depois, retornei a Guerra na Capital inimiga, uma Maravilha. Tive outras situações.
Sobre estas coalizões que são formadas, não subestimo, mas me preocupo menos com as maiores, as que aceitam meio mapa. Afinal, são apenas três Medalhas por mapa, dou mais atenção as menores. O correto mesmo é examinar o Registro de Serviço dos integrantes, seu K/D, Vitórias, Províncias perdidas. E ainda assim existe o risco de surgir um experiente com conta nova, neste caso a leitura no jornal é fundamental. Quando no vizinho começam a pipocar Portos, Ferrovias, aumento de moral em Províncias, é milagre ou Goldmark, neste caso não tem jeito, normalmente me torno Aliado ou é proposto PNA. Costumo contratar dois ou três Espiões no dia um, é sempre bom usar Espiões Azuis por serem baratos, sendo que no dia três e quatro sempre os deixo na minha Capital, se houverem Conspirações contra mim, acredito que os dias sejam nestes. Perder devido ao uso de Espiões inimigos não é desculpa.
Ganho de moral de tropas com a ajuda dos recrutas
Em Supremacy, moral é o mais importante.
Província inimiga Conquistada, moral do País aumentando. Por receio de ataque de Espiões Laranjas, nunca deixo todas minhas unidades na Capital, ficam algumas nas fronteiras. Costumo deixar no mínimo duas unidades nas cidades, desta maneira com a chegada do recruta, aparecem três unidades com uma boa moral. Com o passar dos dias, quando eu sei que o recruta será de 100%, destaco cinco unidades 100% posicionando numa outra Cidade 100%( 96 a 100) que ainda não produza recruta 100%, desta maneira o próximo recruta desta cidade será de 100%.
Ganho de moral de tropas nas Batalhas
Sempre tenho muuuuito cuidado com a moral das minhas tropas. Sempre que posso, espero pela virada de dia, após a virada avanço com um Exército grande, Conquisto uma ou duas Províncias e recuo para meu Território de moral alta para passar a virada, deixando apenas UMA unidade na Província Conquistada (as), torcendo para que haja Rebelião, desta maneira volto a atacar a mesma Província e ganhar moral com a vitória na Batalha.
Quando há Rebelião para um País vizinho, eu ataco igual, depois proponho Paz. Faço isso sempre com o mesmo Exército, desta maneira eu consigo aumentar a moral das tropas nos primeiros dias rapidamente ou manter a moral alta nos demais dias. Sem pressa, no início meu avanço é muito lento, sempre focando a moral das tropas, sempre faço um ataque por vez, não divido o Exército. Nunca deixo tropas minhas passar a VIRADA em Províncias minhas recém Conquistadas, incendiadas, por motivos óbvios para que não se perca moral.
Quando não é possível recuar para meu Território de boa moral para passar a virada, deixo meu Exército em Território de vizinho ou até mesmo em Território inimigo, em qualquer lugar, menos numa Província minha de 25% em chamas. Faço muito o uso de adicionar caminho e atraso de marcha para que o Exército cruze a fronteira após a virada ou antes, se for o caso.
Para que tu saibas qual seria o melhor Território para se passar a virada com a menor perda de moral, te sugiro que faças testes, ao deixar um Exército num Território, destaque uma unidade de Infantaria e deixe em outro Território, assim, após a virada, tu poderás comparar a moral desta unidade com as unidades de Infantaria do teu Exército. Uma outra situação são tropas que perderam moral devido a Batalhas, estas eu evito ao máximo misturar com recrutas ou outras Tropas de boa moral, estas de baixa e deixo de reserva para alguma Batalha que tenha uma ou duas unidades inimigas, consequentemente um ganho de moral com a Vitória.
Sobre não dividir meu Exército, isso é apenas no começo. Diferentemente da maioria, eu divido meu Exército em várias Formações.
Agora tu deve estar pensando que então seria fácil me Destruir, bastaria Aniquilar uma Formação por vez. Tente... Não será tão simples e em pouco tempo tu também dividirá teu Exército e Recuará. Isso se ainda for possível. 😊
Continua em 2/4.